Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Mulheres que lutam destemidamente


No dia 20 de abril de 2010 somei-me a uma vitoriosa caravana composta por companheiros/as de Goiânia e de Brasília, que se dirigiu a São Paulo. Nosso objetivo era o de comemorar o primeiro ano de existência do Partido Pátria Livre, no dia 21 de abril, em memória do grande herói e patriota Tiradentes. Da viagem participaram trabalhadores/as, intelectuais, jovens e mulheres. 

Aqui dou depoimento pessoal da participação daquele evento. É um testemunho sob um olhar, sentimentos e consciência femininos. Ao chegarmos a Brasília nos encontramos com mulheres animadas, dinâmicas e dispostas à luta. Menciono algumas e nelas represento todas as que viajaram conosco. Patrícia Mendonça impressionou-me por sua sede de conhecer a aprender sobre a luta que nos emancipa da condição de dependência e de miséria em que neoliberalismo tentou jogar nosso país. A Patrícia é uma mulher jovem e inquieta, sempre pronta a perguntar, questionar sobre o que deseja aprender sobre as lutas políticas que envolvem jovens e mulheres. Minha nova amiga e companheira me ensina que é possível entregar-se à luta com simpatia, sorriso, beleza e muita feminilidade. Conta comigo e conto contigo, amiga e companheira! Outra que me impressionou por sua juventude, simpatia e empatia que ajuda a unir e a inspirar a luta foi a companheira Rose Rodrigues. Jovem e disposta à luta, mesmo passando pelo sacrifício de uma longa e desconfortável viagem. Que bom Rose. Quanto mais cedo se inicia uma luta mais se aprende e acumula sabedoria sobre a marcha libertária em favor de independência e desenvolvimento de nossa Pátria.

Em São Paulo me senti em meio a um ambiente emocionante e animado, embalado e dinamizado pela história de lutas de mais de quarenta anos que enraíza o Partido Pátria Livre. No palco, como numa verdadeira galeria de heróis e heroínas, vi homens e mulheres de cabelos brancos, símbolos de lutas que vêm dos tempos da ditadura, atravessam os terríveis anos de neoliberalismo e chegam a nós, sempre incessantes de coragem e exemplos de trabalho na construção de nosso país independente e desenvolvido. Impressionei-me com mulheres de história de lutas, que tive a honra e a alegria de conhecer, com quem quero contar como minhas companheiras, amigas e exemplos de luta. Alinho aqui as companheiras Glaucia Morelli, presidente da Confederação de Mulheres do Brasil, Márcia Campos, Roseanita Campos, Mari Perusso, presidente da Federação Gaúcha de Mulheres e tantas outras que me comovem e me movem à luta em favor da reconstrução da Federação de mulheres em Goiás. Sei que podemos contar com o apoio e orientação dessas grandes mulheres.

Alegro-me e me sinto feliz por ser convidada a reconstruir uma pujante Federação em Goiás. Além delas contamos com a participação e apoio das mulheres de Goiás e dos homens, também. Aqui há muito a fazer pelas e com as mulheres. Nesse ano, em especial, precisamos lutar dedicadamente na defesa de nossa Pátria e do projeto de desenvolvimento que nós mulheres ajudamos a construir. Precisamos evitar a derrota para os neoliberais que desejam voltar ao poder para destruir nosso País, precisamos aprofundar o desenvolvimento com distribuição de riquezas e de renda, ampliando as reformas e independência nacional, iniciadas pelo Presidente Lula.

Viva a Luta, companheiras, viva a recriação de Federação das Mulheres de Goiás, viva nossa Pátria Livre.

Um comentário:

  1. Que maravilha Jô, adorei e parabéns.

    Quais são as propostas de trabalho deste Partido ? É só para mulheres?

    Não cabe cliente, não é mesmo? UM GRANDE ABRAÇO, Sônia Mariquito Naime




    Querida, Ju...


    Fiquei muito feliz, em ler seu e-mail... Realmente as companheiras sitadas são maravilhosas... Vamos reconstruir sim a federação de GO. Precisamos urgente!!! agora Q passou o 21 de abril, e aniversário do Campanella, que foi um absoluto!!! marco na historia de Brasília, to mais livre a já podemos retormar nosso projeto de ir para GO. montarmos a nossa entidade... Estou reunindo materias, para levar, ata, estatuto etc... Quero e vamos fazer um belo congresso aí. Como ainda não recebi meu pagamento to sem condições de ir para dormir...mas depois do dia 10 acho Q isso se resolve. beijos grande
    Jane Ferreira.



    Olá bom dia minha Linda,


    Fiquei emocionada ao ler o que escreveu, confesso que não sou muito boa com as palavras, mas me sinto lisonjeada com sua atenção. Obrigada por seu carinho e por confiar em mim na luta. Somos mulheres guerreiras, cheias de forças pra fazer mudar este país, conte comigo minha linda e saiba que vc foi muito especial e importante pra mim naquele momento em que me deu um e disse: é isso ai Rose, continue lutando, me senti encorajada ao seu dizer. Obrigada mais um vez.

    Beijo no coração.
    Rose Rodrigues.

    Parabens Jucilene, pelo depoimento.

    Sua consciencia e o seu maior patrimonio.

    Conte conosco para fazermos uma revolucao em Goiais.

    O terreno esta fertil!

    Grande abraço. Roberto Bittencourt.


    A pequena comitiva que entrou naquele ônibus rumo a São Paulo, não imaginava o que aconteceria com aquele ônibus, nem as amizades que se formariam, nem as conversas que teriam e muito menos o nascer de tantas esperanças e perspectivas.
    Naquele curto tempo aprendi muito com você, com o Laércio, com o José Neto e também como o Professor.
    A federação que nasce em Goiânia, nasce do sonho de uma grande mulher, e tenho certeza que já é uma vitória pra o estado de Goiás.
    A federação que nasce em Goiânia, nasce do sonho de uma grande mulher, e tenho certeza que já é uma vitória pra o estado de Goiás.
    Tenho orgulho de fazer parte do seu quadro de amigos e espero ver esse projeto crescer e ser colocado em pratica. Tenha certeza que pode contar comigo e quem sabe não possamos ver os frutos desse sonho juntas.
    Grade abraço,
    Patrícia Mendonça
    Rose: Oi gatona... fiquei emocionada ao ler o que escreveu a meu respeito... fico feliz em poder ser sua amiga. Saiba que estarei aqui pro que der e vier... vou adorar está ao seu lado nessa luta... fica com Deus.. hummm... mada um beijo ao Professor Osvandiu.... Beijão linda!

    Rose: Oi linda tudo bem?? O Roberto, um companheiro nosso no Partido e jornalista, pediu pra que se fosse possível e com sua autorização, para que ele possa retirar um trecho daquela matéria lind que vc escreveu. Ele pretende colocar no blog do Campanella apenas uma pequena parte. Então, o que me diz? Desde já agradeço. Beijimmmm

    ResponderExcluir

Páginas