Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Beatriz Cannabrava: brava e exemplo de mulher



Tive a satisfação de, no dia 04 de dezembro, conhecer a revolucionária e poeta Beatriz Cannabrava. Trata-se de uma defensora da cultura brasileira e do envolvimento das mulheres na educação e na luta pelos seus direitos e combate à violência.

 Quando meu companheiro Laércio Júlio da Silva marcou o encontro com Beatriz achei que se tratasse de uma mulher com aspecto rude e uma feminista amargurada. Que nada,  encontrei uma mulher doce,  uma mãe apaixonada pelos filhos com nomes indígenas,  feliz no casamento . Em virtude de combate com o  regime militar, juntamente com toda a família  exilou-se e passaram por todos os tipos de sofrimentos, experiência vivenciada que todas as pessoas que militaram contra a ditadura.  Mas durante  nosso diálogo só me passou otimismo e a idéia de uma luta acirrada em prol da mulher. Ao nos despedirmos ,surpreendentemente, ela me entregou um cd de sua autoria intitulado “Viagem Bia Cannabrava”. Porém, viagem mesmo, minha querida companheira, foi conhecer uma mulher incrível,  que me encorajou a continuar a luta em defesas das mulheres. 

Beatriz já foi matéria da Revista VEJA, mas para ser combatida, de forma acirrada,  pelo direitismo dessa famosa revista conservadora e de direita. Ora, nem poderia  esperar-se outra coisa, pois de um lado estava essa grande mulher que enfrentou a ditadura e que depois lutou pela anistia dos presos e exilados políticos,  e de outro, uma revista que odeia o que há de mais patriótico e heróico, como é o caso de nossa Beatriz.

 Meus amigos,  existem muitas Beatrizes, mulheres e homens,  jogadas ao anonimato. Mas essa que conheci encoraja a todas a tirarem as penas,  refazerem-se   para mergulhar no fundo do rio e pescar o melhor peixe, que é o encontro com a liberdade, como nos ensina Fernão Gaivota.

Um comentário:

  1. Agora, sim consegui abrir o Blog. Voc~e exagerou um pouco ao falar de mim, não? Muito obrigada pelo seu carinho. Foi muito bom conhecer você.
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir

Páginas